terça-feira, 30 de junho de 2009

Vereador Professor Serginho cobra do Governo Estadual a Duplicação da RS-118



Juntamente com os Deputados Estaduais Daniel Bordignon, Stela Farias, Ronaldo Zulque, e prefeitos de Gravatai, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, assim como vereadores dos municípios de Viamão, Cachoerinha e Alvorada, lideranças empresariais e representantes de entidades reuniram-se nesta terça-feira (30), com o secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, e o secretário de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade e os representantes do Comitê de Acompanhamento das Obras Viárias da Região Metropolitana de Porto Alegre para discutir o andamento da duplicação da RS-118.

Acompanharam a reunião o diretor-geral do Daer, Vicente Pires. No encontro, o secretário Daniel Andrade fez a apresentação das questões técnicas, como as licitações e o início das obras de construção de seis viadutos, a construção de pistas laterais e a necessidade de melhorias na pista atual. O secretário reforçou o posicionamento do governo do Estado de que esta é uma obra prioritária e que os recursos para a sua conclusão estão garantidos no Orçamento. Enfatiza que a RS 118 tem prioridade de recurso, embora a licitação ocorrida em 2002 fosse somente para pista nova, e não para restauração.
O secretário Marco Alba falou sobre a remoção das famílias que vivem na faixa de domínio da rodovia. No primeiro trecho, com obras em andamento, foram reassentadas nove famílias e outras nove estão em processo de remoção. O governo está trabalhando para indicar uma área para que sejam reassentadas mais 170 famílias. Marco Alba aceitou a sugestão do Deputado Ronaldo Zulque, no que diz respeito a formação de um grupo de trabalho, com o objetivo de discutir ações que tragam agilidade ao processo de remoção de famílias, especialmente no segundo trecho de duplicação, até o município de Sapucaia do Sul, bem como dar agilidade à elaboração de projetos dos trechos que ainda não possuem.
"É importante unirmos esforços, principalmente com a colaboração das prefeituras municipais, a fim de discutir as ações de reassentamento destas famílias para que a obra tenha o andamento previsto e nós possamos concluir o processo de duplicação da rodovia, que é uma luta da comunidade da região e um compromisso do governo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário