sábado, 18 de julho de 2009

Audiência debate escola técnica em Alvorada




Atividade da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, organizada em parceria com o vereador professor Serginho (PT), amarrou o compromisso entre as autoridades presentes.

Foi concorrida a audiência pública da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa que lotou o plenário da Câmara Municipal de Alvorada na segunda-feira passada (13/7) para discutir a construção de uma escola técnica no município. O governo do estado seria responsável pala construção da unidade de ensino que contará com financiamento do governo federal. Os recursos para construção da escola técnica, quase R$ 6 milhões, já foram destinados. A proposta de local para a escola é no bairro Campus Verdes e a unidade deverá oferecer cursos em sintonia com a vocação da cidade.

O vereador Professor Serginho (PT), um dos proponentes da audiência, destacou a necessidade de qualificação profissional para os jovens da cidade. Ele relatou que muitos que terminam o ensino médio não vislumbram oportunidades profissionais ao fim do curso, o que acaba levando muitos a abandonar os estudos. “Um curso técnico muda completamente essa realidade”, disse.

A deputada estadual Stela Farias (PT) frisou que a escola vai atuar para qualificação da população alvoradense. Ela informou que a cidade é periférica e conta com um dos menores PIB per capta do Estado. Segundo Stela, praticamente metade da população com idade entre 12 e 29 anos é pobre.

A presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, deputada Maria do Rosário (PT-RS), destacou o esforço do Governo Lula para expandir a rede de educação profissional e tecnológica em todo o país. Ela relatou as conquistas no ensino brasileiro nos últimos anos e falou da transformação que uma cidade sofre com o ensino técnico. “Uma unidade de ensino profissionalizante é fomentadora do desenvolvimento. Não devemos pensar somente que cidade temos, mas que cidade queremos ter”, destacou.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Eliezer Pacheco, disse que o governo federal será ágil no projeto da escola de Alvorada e só aguarda o envio da proposta do governo estadual. Ele destacou que uma pesquisa realizada pelo MEC mostra que a grande maioria dos estudantes que concluem o ensino técnico conseguem empregos na área e a maioria fica na cidade onde estudou, o que fortalece e qualifica a economia local.

Também fizeram uso da palavra o representante do governo estadual, Lucio Vieira, a secretária municipal da educação de Alvorada, o representante do Conselho Estadual de Educação, vereadores, estudantes e representantes da comunidade.

No final, ficou combinada a formação de uma comissão que vai acompanhar o processo. A deputada Maria do Rosário sugeriu ainda a realização de uma grande assembleia com professores, direções e alunos de todas as escolas de ensino médio de Alvorada para debater a proposta. A reunião deve ocorrer no início de agosto, após as férias escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário