Umbu e a luta pelo direito à moradia
A Câmara de Vereadores de Alvorada realizou, nesta terça-feira (13/7), Sessão Solene em homenagem aos 23 anos de ocupação do bairro Umbu. A solenidade, proposta pelo vereador professor Serginho (PT), é o reconhecimento da importância do movimento popular na luta pela moradia digna. Durante o evento, houve a apresentação cultural do Grupo Nação Periférica, que é do bairro, bem como foram ouvidos depoimentos de lideranças que participaram da ocupação, como a Srª Mari, representando os moradores do bairro, o Sr. Gilberto Perroni representando a UAMA, o Sr. Prudêncio representando a ONG Movimentação, Srª. Rosangela representando a Associação de Mulheres Multiplicar, Srª Ema representando a COOPUMBU e o prefeito da cidade Sr. João Carlos Brum. Na ocasião também foi feita homenagem “in memorian” aos integrantes do movimento já falecidos. O vereador Neto Gireli encaminhou na ocasião solicitação de uma homenagem póstuma ao Sr. João Benites, ex presidente da COOPUMBU a ser encaminha pela Câmara Municipal. Prestigiaram a atividade a Deputada Estadual Stela Farias (PT), Vereadora Nadir(PTB), ex Deputada Estadual Jussara Cony (PCdoB) e Eunice (PT), todas candidatas à deputada Estadual.
“Esta homenagem é para estes bravos lutadores e lutadoras de hoje e também para alguns que já não estão mais junto do nosso convívio, como o Pedro Claros e o Benites, mas que foram muito importantes para o crescimento e a consolidação do bairro”, afirmou o vereador Serginho em seu discurso. “Nosso agradecimento e o parabéns de todos os vereadores.”
HISTÓRIA DE LUTA - No dia 12 de julho de 1987, iniciou-se o movimento que mudou a vida de muitas pessoas. A ocupação do Bairro Umbu foi feita por pessoas que viam as unidades habitacionais prontas para serem entregues, mas que estavam totalmente abandonadas pela construtora.
O movimento que resultou na ocupação do Umbu começou um ano antes, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, com a realização de seminário que tinha como tema a ocupação do solo urbano. Entre os participantes do seminário encontravam-se Gilberto Perroni (hoje presidente da UAMA) e Claudionei, representando a FRACHAB. Influenciados pelo debate, lançaram o movimento ”Articulação do Solo Urbano” que planejou as ocupações de 1987. A primeira ocupação foi a do bairro 11 de Abril, considerada a maior da América Latina. Logo após vieram as ocupações dos bairros Rubem Berta e Parque dos Maias (em Porto Alegre), Guajuviras (em Canoas) e do Umbu. Na cidade, a decisão de ocupação foi planejada na casa do arquiteto Fernando Costa, onde um grupo de ativistas de várias vertentes políticas resolveu iniciar a luta por moradia digna em Alvorada.
Nestes 23 anos, os bairros foram consolidando-se. Hoje, de acordo com dados do IBGE (Censo/2004), habitam em torno de 18.000 pessoas, transformando-se em uma das regiões mais populosa de Alvorada, com uma comunidade economicamente ativa e que se organiza através das participações nas entidades e nos movimentos sociais.
UMBU - O bairro possui uma escola pública da Rede Municipal, o Normélio de Barcelos, uma Associação de Moradores, a Associação de Catadores ACATA, creches comunitárias, duas escolas de samba, grupo do Movimento dos Trabalhadores Desempregados, uma diversidade de igrejas e um comércio em franco desenvolvimento.
O bairro Umbu está em processo para se transformar em patrimônio histórico imaterial, através do debate promovido pela ONG Movimentação, pelo Olhar TV.Com, pela Associação de Ecomuseus e Museus Comunitários. A iniciativa conta com a participação de vários atores, que se reúnem no estúdio do Olhar TV.Com para formatar o modelo de museu comunitário.
As constantes ameaças de desocupação, não intimidam os moradores que ainda lutam para regularizar a situação de seus lotes para que possam pagar de acordo com seu poder aquisitivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário