quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Acesso à Free-way é uma luta antiga em Alvorada

Vereador professor Serginho (PT) foi o primeiro a sugerir a ligação do município com a rodovia, como forma de estimular o desenvolvimento local.

A disputa eleitoral para o comando da Prefeitura reativou o debate, na cidade, sobre a ligação de Alvorada à BR 290 (Free-way). O vereador professor Serginho, que desde 2009 articula movimentos locais em defesa do investimento, fez uma retrospectiva das ações realizadas para que a obra torne-se realidade. Em julho de 2009, durante reunião do Comitê de Acompanhamento das Obras Viárias da Região Metropolitana de Porto Alegre, com a presença dos secretários de Estado da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano e de Infraestrutura, o vereador apresentou a possibilidade de ligação do município à Free-way, incluindo a obra na construção da RS-10. No ano seguinte, no dia 7 de abril, houve a primeira Audiência Pública, na Câmara de Vereadores, para discutir o tema. Convocada pelo Comitê Estadual, a audiência contou com a coordenação do deputado estadual Ronaldo Zulke (PT), e com a presença dos também deputados estaduais Stela Farias (PT) e Daniel Bordignon (PT), representantes da Região Metropolitana.

A partir da Audiência, foi criada uma Comissão Municipal de Acompanhamento das Obras Viárias, que formalizou uma minuta do projeto de ligação, entregue ao governo pelo Comitê Estadual, no dia 16 de abril de 2010. "Reunimos importantes setores da cidade na discussão do projeto. Entidades comunitárias, educacionais, religiosas e empresariais uniram esforços para que o projeto torne-se uma realidade. Acredito que as forças políticas estão cumprindo o seu papel e assumindo o compromisso de lutar pelo desenvolvimento do nosso município. Isso é bom para Alvorada! Somente com muito esforço vamos conquistar os avanços de infraestrutura que a cidade precisa", ressaltou o vereador Serginho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário